Você sabia que a atmosfera da Antárdida está em degradação?


Isso mesmo, a atmosfera da Antárdida sofre um processo de degradação, embora praticamente não haja atividade humana no local.

Por causa da dispersão dos gases, até a atmosfera da Antártida está em processo de degradação.
Fonte: http://science-meioambiente.blogspot.com.br/
Mas afinal, porque isso ocorre?

Os culpados dessa degradação são as moléculas de gases, que estão em constante movimento e dispersam-se por toda a atmosfera. A dispersão atenua os efeitos de alguns gases tóxicos em determinadas regiões, mas não elimina o problema e se globaliza. É por esse motivo que o acidente nuclear de Chernobyl contaminou vários países da Europa. É por isso também que o fenômeno de chuvas ácidas, provocado pela produção de gases de enxofre em usinas termelétricas no Sul do Brasil, afeta o Paraguai. Portanto, uma propriedade básica dos gases, como a dispersão é um dos motivos que tornam a poluição atmosférica um problema de caráter mundial, envolvendo aspectos políticos e econômicos.

Gases de enxofre produzidos pelas usinas termelétricas no Sul do Brasil são responsáveis pela chuva ácida que atinge o Paraguai. Complexo Termelétrico de Candiota.
Fonte: http://portoimagem.wordpress.com/2011/01/28/candiota-3-quer-mudar-imagem-de-usinas-termicas-a-carvao-no-brasil/

Para buscar soluções para tais problemas, é preciso compreender bem as propriedades dos gases, por isso vamos estudá-las! (fique atento às postagens feitas no blog)


Fonte: 
Química cidadã: materiais, substâncias, constituintes, química ambiental e suas implicações sociais, volume 1: ensino médio / Wildson Luiz Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mól, (coords.). - 1. ed. - São Paulo: Nova Geração, 2010. - (Coleção química para a nova geração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário