Óxido nitroso: o gás do riso



Quando falamos de gás hilariante, o que nos vem à cabeça? - Um gás que provoca risos nas pessoas, não é mesmo? Na verdade este gás é um composto químico de fórmula N2O (óxido de dinitrogênio).

Representação estrutural do óxido nitroso, o azul são os átomos de nitrogênio e o vermelho, o átomo de oxigênio.
Fonte: http://samuelrobaert.blogspot.com.br/2011/01/anestesia-nossa-grande-aliada-contra.html
O gás do riso, ou hilariante, produz uma suave depressão numa região do cérebro relacionada aos sentimentos e à autocensura. Ao inalá-lo, a pessoa entra num estado de relaxamento e felicidade, podendo mesmo rir à toa. A sensação é parecida à de quando se exagera um pouco na bebida. Ainda não se sabe precisamente qual é o mecanismo de ação do gás, cujo nome correto é óxido nitroso. Ele foi descoberto em 1772 pelo químico inglês Joseph Priestley. Alguns anos depois, verificou-se que o gás provocava uma sensação agradável ao ser inalado. Assim, não demorou muito para que a substância passasse a ser "cheirada" durante festas. Espetáculos eram organizados nas tardes de domingo para atrair pessoas que queriam divertir-se sob os efeitos do Óxido Nitroso. Abaixo, um cartaz da época evidenciando os efeitos do gás da alegria:


Em um desses momentos descontraídos, um jovem senhor que participava do espetáculo, saltitando sob os efeitos do gás do riso, feriu sua perna ao colidir com uma cadeira. Ao recuperar-se do efeito da substância, comentou que nada havia sentido, nem a queda nem os ferimentos que não paravam de sangrar.
Um dentista de Connecticut (EUA), chamado Horace Wells, presenciava a brincadeira dominical e percebeu que o gás poderia servir para tirar a dor durante uma extração de dente. Wells pediu pra que extraíssem seu próprio dente após ser submetido aos efeitos do Óxido Nitroso. A experiência foi um sucesso, Wells não sentiu dor.

Esse episódio de extração de dente utilizando o óxido nitroso como anestésico foi retratado no filme "A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa", veja esse trecho abaixo:


Ele é um gás incolor, não inflamável e de odor ligeiramente doce.
É obtido pela decomposição térmica do nitrato de amônio (NH4NO3) da hidroxilamina (H2N-OH). Decompõe-se a altas temperaturas produzindo oxigênio, podendo portanto manter a combustão.
Image
A idéia de que o gás provoca o riso decorre de um dos sintomas de sua inalação: contrações de alguns músculos da face, que criam uma expressão risonha. Na figura abaixo temos a representação dessa ação do gás:


Fonte:
A Era Pré-Anestésica e a Descoberta do "Gás Hilariante".
Gás hilariante.

Um comentário:

  1. Na página https://gasdoriso.com de Portugal, pode comprar e levantar em mãos ou receber directamente em sua casa caixas de cápsulas de óxido nitroso (gás do riso, gás hilariante, N2O, NOS, NOZ, NOX).

    ResponderExcluir