Você sabe o que é o Rio +20?


Não, não é o novo filme do Carlos Saldanha.

Vocês já devem ter ouvido falar do Rio +20 não é mesmo, mas vocês sabem do que se trata? 

O Rio +20 foi uma Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Nessa conferência foram analisadas e propostas ações para reduzir, mitigar ou compensar os impactos ambientais e sociais gerados pela Conferência.
A Rio+20 é isso: uma nova e grande reunião, duas décadas depois (última ocorreu em 1992), na mesma cidade, que reunirá novamente o mundo em uma conferência para discutir o futuro do planeta e como queremos viver nele. Um momento para um balanço, e uma oportunidade para realizar avanços rumo a um planeta mais sustentável e uma vida mais bacana.

As ações discutidas nessa conferência foram organizadas em nove dimensões: Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa, Recursos Hídricos, Recursos Sólidos, Energia, Transporte, Construções Sustentáveis, Compras Públicas Sustentáveis, Turismo Sustentável e Alimentos Sustentáveis.

Dentre essas nove dimensões, destacamos e discutiremos aqui a problemática da gestão das Emissões de Gases do Efeito Estufa, sendo que este foi um dos assuntos centrais.

Mas o que se passou desde 1992 até agora?

Em 1992, ano da Eco 92, a agenda ambiental ganhava força e passava a ser discutida por toda a sociedade. A Eco 92 contou com a presença de delegações de 178 países.

Logo da Eco 92
Quem não viu ou ouviu falar da menina de 12 anos que calou o mundo por 6 minutos em seu discurso na Eco 92 sobre sustentabilidade?




Este encontro contribuiu para a elaboração do Protocolo de Kyoto (1997), que visava controlar as emissões de gás responsáveis do efeito estufa. 



Mas essas discussões sobre o meio ambiente é muito mais antiga que nós pensamos, veja o vídeo abaixo e entenda melhor essas conferências realizadas pela ONU e a problemática do Rio + 20. Além disso, é muito importante conhecer esse assunto, visto que ele é muito recorrente no ENEM e nos vestibulares!



Um dos pontos essenciais é conscientização de que a troca de conhecimento e tecnologias entre os países é fundamental para um desenvolvimento mais justo e sustentável. O uso de tecnologias limpas para a produção de energia, para reduzir o impacto das mudanças climáticas, e para defender a preservação das florestas, dos oceanos e mares foram também questões importantes.



rio 20
O documento final da Conferência Rio +20 prevê medidas para o futuro que queremos.
O documento final da Conferência Rio + 20 intitulado "The Future We Want" (O futuro que queremos) prevê, entre outras medidas, a criação de um fórum político de alto nível para o desenvolvimento sustentável dentro das Nações Unidas, além de reafirmar um dos Princípios do Rio, criado em 1992, sobre as “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”. 
Este princípio significa que os países ricos devem investir mais no desenvolvimento sustentável por terem degradado mais o meio ambiente durante séculos.

Ainda na dúvida?
Veja os Desafios da Sustentabilidade!



Para mais informações acesse o site oficial da Conferência: http://www.rio20.gov.br/

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário