Teoria Cinética dos Gases

A Teoria Cinética dos Gases foi sintetizada com o intuito de explicar as propriedades e o comportamento interno dos gases. Para isso utiliza-se um modelo, nesse modelo teórico as hipóteses impostas representam o que deve acontecer, em média, com as partículas de gases ideais.
Pode-se sintetizar a teoria cinética dos gases, ideais, nos seguintes enunciados:
  • Os gases são formados por moléculas extremamente pequenas e com volume desprezível em comparação com as distâncias que as separam e ao tamanho do recipiente que as contém.
  • As moléculas gasosas movimentam-se livremente ao acaso, em todas as direções e sentidos.
  • A velocidade das moléculas depende de sua massa e, portanto, da natureza do gás.
  • As moléculas, como todo corpo em movimento, possuem energia cinética.
  • A energia cinética está relacionada com a temperatura e com a natureza do gás.
  • Da colisão contínua das moléculas contra as paredes do recipiente que as contém resulta a pressão do gás.
  • A energia cinética das moléculas conserva-se durante os choques destas com as paredes do recipiente ou com outras moléculas. 

De acordo com a teoria cinética dos gases, as moléculas gasosas encontram-se em movimento caótico com diferentes velocidades, chocando-se entre si e com as paredes do recipiente, de acordo com a figura abaixo. A força exercida com o choque das moléculas nas paredes por sua unidade de área corresponde à pressão do gás.



O vídeo a seguir explica detalhadamente esses processos:





Alguns experimentos que estão no nosso dia a dia:


Referências:
Química cidadã: materiais, substâncias, constituintes, química ambiental e suas implicações sociais, volume 1: ensino médio / Wildson Luiz Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mól, (coords.). - 1. ed. - São Paulo: Nova Geração, 2010. - (Coleção química para a nova geração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário